Alfa Romeo Giulietta by Bertone, Cascais classic Motor Show. | Fotografia de JoaoLamares ©JoaoLamaresPhoto
Alfa Romeo Giulietta by Bertone, Cascais classic Motor Show. | Fotografia de JoaoLamares ©JoaoLamaresPhoto
Alfa Romeo Giu­li­et­ta by Ber­to­ne, Cas­cais clas­sic Motor Show. | Foto­gra­fia de Joa­o­La­ma­res ©Joa­o­La­ma­resPho­to

Em Agos­to de 2015, por oca­sião do Cas­cais Clas­sic Motorshhow, esti­ve­ram pela pri­mei­ra vez pre­sen­tes, em simul­tâ­neo no mes­mo espa­ço, os dois mode­los do Giu­li­et­ta Spi­der que a Ber­to­ne (mode­lo cas­ta­nho) e a Pinin­fa­ri­na (mode­lo bran­co) cri­a­ram em 1956 como pro­pos­ta para o futu­ro mode­lo des­ca­po­tá­vel que a Alfa Romeo que­ria pro­du­zir. Na altu­ra notí­ci­ei na JLpress (ain­da em fase expe­ri­men­tal), a efe­mé­ri­de con­se­gui­da pela orga­ni­za­ção do even­to e o cole­ci­o­na­dor Cor­ra­do Lopres­to que jun­ta­ram em Cas­cais dois mode­los que, até à altu­ra não tinha sido pos­sí­vel ver jun­tos num mes­mo espa­ço.

O even­to teve a pre­sen­ça de outros impor­tan­tes exem­pla­res, mas as fotos que aqui apre­sen­to têm o valor de docu­men­tar essa estreia mun­di­al.

Tenho pre­fe­rên­cia pelo mode­lo da Ber­to­ne, mais arro­ja­do, tre­men­da­men­te sexi, nas suas for­mas e esque­ma bico­lor, é abso­lu­ta­men­te fan­tás­ti­co. Ima­gi­no este car­ro nas estra­das de Mon­te Car­lo, com uma qual­quer atriz da épo­ca, ves­ti­da com Coco Cha­nel e cabe­lo esvo­a­çan­te, espa­lhan­do char­me no cami­nho até Milão para des­fi­la­rem em mais uma sema­na de apre­sen­ta­ção da cole­ção outono/inverno da sua cri­a­do­ra de elei­ção.

No entan­to, a Alfa Romeo foi mais con­ser­va­do­ra e esco­lheu o nos­so bem conhe­ci­do mode­lo da Pinin­fa­ri­na, tam­bém boni­to e capaz de atrair aten­ções, mas não tão exu­be­ran­te como o seu irmão da Ber­to­ne.

Poder estar jun­to des­tes dois mode­los, apre­ciá-los em con­jun­to e foto­gra­fá-los em pri­mei­ra-mão, foi um pre­vi­lé­gio. Poder conhe­cer um pou­co da his­tó­ria de Cor­ra­do Lopres­to e escre­ver sobre ela, foi um pra­zer, par­ti­lhar as fotos com vocês e con­tar a his­tó­ria é o pro­pó­si­to des­te blog.

Até bre­ve.

Joao

Os dois Alfa Romeos Giulietta: A criação da Bertone (esquerda) e a da Pininfarina (direita). | Fotografia de JoaoLamares ©JoaoLamaresPhoto
Os dois Alfa Rome­os Giu­li­et­ta: A cri­a­ção da Ber­to­ne (esquer­da) e a da Pinin­fa­ri­na (direi­ta). | Foto­gra­fia de Joa­o­La­ma­res ©Joa­o­La­ma­resPho­to