Williams FW08 – FW08C 1982-1983

De campeão do mundo em 1982 a melhor Cosworth em 1983

Desenhado por Frank Dernie correu pela primeira vez em Zolder no Grande Prémio da Bélgica de 1982 e permitiu a Keke Rosberg vencer o campeonato do mundo de pilotos nesse ano.

Teve uma evolução, o FW08B, que tinha seis rodas. Contrariamente à opção da Tyrrel que tinha corrido com uma versão de seis rodas na década de 70 (P34/1975-76), das quais 4 eram direcionais, a Williams apresentou este FW08B com quatro rodas motrizes e duas direcionais.

Williams FW08C – Fotografia de ©JoaoLamaresPhoto

Este carro nunca participou em corridas, tendo sido banido, mesmo antes de ter a oportunidade de correr. Patrick Head disse que alguns alegavam o perigo acrescido nos pitstops, bem como o potencial aumento de custos, como razão para a exclusão deste modelo. Desde essa altura o regulamento limita o número de rodas a quatro.

A útima versão do FW08, 0 FW08C, surge na sequência da proibição da utilização do efeito de solo nos carros de grande prémio.

Com a expectativas em baixa face aos turbos da Renault, Brabham e Ferrari, o FW08C acabou por surpreender até os seus criadores.

Keke Rosberg obtem a pole position logo no grande prémio de abertura (Brasil) e acaba por vencer o Grand Prémio do Mónaco. O Williams FW08C termina o campeonato de construtores em quarto, distinguindo-se como o melhor carro com motores Cosworth.

Foi o primeiro carro de F1 guiado por Ayrton Senna em julho de 1983, em Donington Park.

Williams FW08C – Fotografia de ©JoaoLamaresPhoto